A Épica Batalha Interna

Esperança olhou o nascer do sol tardio de cima da muralha e suspirou para o novo dia. Vontade ainda era cativa no castelo do desespero e o mundo começava a mostrar os impactos disso. Otimismo se aproximou de mansinho.

— Alguma ideia?

— Não temos mais escolha. Precisamos ir até lá e trazê-la de volta. Desse jeito, não duramos mais nem uma semana. Ah, se tivéssemos mais gente…. Se estivéssemos mais saudáveis. Seria tão fácil. Mas agora, nesse estado… É impossível prever o resultado.

— Mas Persistência vai nos ajudar, não vai?

— Sinceramente? — Esperança suspirou e começou a voltar para dentro da muralha. Otimismo a seguiu.  — Não sei. Ela deixou bem claro da última vez que faz o que quiser. É uma nômade. Mas o enfraquecimento da Vontade, o escurecimento do mundo… Tudo isso deve ter afetado até mesmo ela. Vamos ver… Acredito que no último momento ela virá. De qualquer forma, ela nos encontrará onde estivermos. Podemos marchar sem preocupação.

A mulher entrou em um quarto escuro, onde várias camas se alinhavam umas atrás das outras. Tocou no pé de Orgulho — que dormia logo na primeira — para fazê-lo acordar. Olhou com tristeza para aquela sombra de homem que levantou. Mal era possível reconhecer aquela personalidade impositiva que um dia ele fora. Agora era só uma sugestão, uma lembrança. Esperança não queria dizer nada, mas o vodu que Vergonha estava praticando nele com certeza estava fazendo efeito — um efeito incrivelmente preocupante.

— Partimos para o Vale da Angústia em uma hora, meu amigo. — Ela sorriu. Aquele sorriso encorajador que somente a Esperança sabia dar. Orgulho pareceu se estufar, por um segundo voltando a ser seu velho eu, as manchas da Vergonha totalmente apagadas.

Esperança continuou para a segunda cama, voltando-se então para aquela que pertencia à Coragem. Aquela era uma lutadora. Tinha resistido bem os efeitos do Medo até bem pouco tempo atrás. Não fosse o rapto da Vontade, era capaz de estar tão bem quanto sempre fora. Mas, agora, tinha os olhos fundos, os cabelos estavam quebradiços e os músculos — um dia tão bem torneados — nem bem ...